terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cor dos olhos

Não sei por que procuro avidamente cruzar nossos olhares. Será que me faria algum bem encontrar as respostas que procuro? Sua expressão fechada e ferrenha esconde tudo aquilo que preciso saber, mas sei que seus olhos não te deixariam mentir. Sim, porque você esconde algo. Eu sinto. A gravidade, eu não sei. A intensidade, muito menos. A dor que pode causar? Eu faço idéia. Não tenho medo de encontrar suas mentiras, muito menos suas verdades. Talvez conseguisse enxergar quem você realmente é ou quem pretendia ser. Enxergar nosso início e fim ou o porque da nossa 'sorte'. Pra que, você rebateria.
Quer esconder algo? Então alie-se à palavras escolhidas cuidadosamente e a gestos comedidos, mas não espere que seus olhos sejam coniventes com o que seu corpo diz e ao que sua boca pronuncia. Não cabe a eles esconder o que quer que seja. Se você mente, não me olhe nos olhos. Se me deseja, fixe-os em mim. Se você sofre, teme ou está aflito, não precisa chorar. Se está cansado ou desesperançado, acredite: vou saber. É uma questão de leitura.
Quando disse que não temeria nada ao cruzar seu olhar, menti. Não tenho medo que você me leia da mesma forma, pois sei que meus olhos continuariam me entregando de mãos beijadas a você. Olhar é entrega: velada ou consentida. Minhas alegrias e tristezas até uma criança perceberia. A aflição ou a calma de um único momento de paz também. Das minhas seguranças e inseguranças você sairia expert. Meus desejos mais loucos e sinceros já não seriam mais segredo. A minha até então indiferença não teria passado despercebida...
O que temo é não conseguir me achar em seus olhos. Já cruzei olhares onde eu deveria estar e não me encontrei. Dei de cara com um olhar vazio e que não me dizia nada... Ou enxerguei um brilho diferente e que já existia, mas não por minha causa. E isso dói, pois nenhum olhar consegue esconder a existência de uma outra pessoa. Nem o mais dissimulado dos olhares. Nem o mais frio dos corações. Faz tempo que não nos vemos e, apesar de todo o carinho, esse é o meu maior e único medo.
Nunca me deixei enganar pela cor dos olhos de alguém. Como se olhos claros fossem sempre mais claros e olhos escuros sempre mais obscuros. Todos possuem brilho e opacidade em maior ou menor grau. Fixar-se a cor dos olhos é apaixonar-se por algo que talvez não seja. É superficialidade. É apenas cor. Olhos claros, verdes ou azuis nem sempre são tão transparentes. Podem ser os mais confusos e difíceis de ler. Olhos castanhos ou escuros nem sempre são os mais sombrios. Podem ser os mais cristalinos e diretos. O que diferencia e atrai é o que está por trás. Consequentemente, o que machuca também.
Não me importo com a cor dos seus olhos. Gosto dos olhos sinceros e destemidos como os meus. Aqueles que se entregam em união aos gestos e palavras. O dia que você cruzar o seu olhar 'colorido' com o meu olhar castanho, você vai saber do que eu estou falando. E eu vou saber o que você tanto esconde.

Nenhum comentário: